CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA
PORTUGUESA: 1. Compreensão Textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia.
5. Sintaxe. 6. Pontuação.
LÍNGUA
INGLESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 1.1. Compreensão geral do
texto. 1.2. Reconhecimento de informações específicas. 1.3. Capacidade de
análise e síntese. 1.4. Inferência e predição. 1.5. Coesão e coerência. 1.6.
Falsos cognatos. 2. Itens gramaticais relevantes para a compreensão de
conteúdos semânticos. 2.1. Verbos. 2.2. Preposições. 2.3. Conjunções. 2.4.
Pronomes. 2.5. Coordenação e subordinação. 2.6. Discurso direto e indireto.
2.7. Voz passiva.
RACIOCÍNIO
LÓGICO QUANTITATIVO E ESTATÍSTICA: Raciocínio Lógico Quantitativo: 1.
Estruturas Lógicas. 2. Lógica de Argumentação. 3. Diagramas Lógicos e Sequência
Lógica. 4. Funções: Polinomial, Racional, Exponenciais, Logarítmicas e
Trigonométricas. 5. Geometria Analítica: Ponto, Reta e planos. Estatística 1. Medidas
de posição: média, moda, mediana e percentis. 2. Medidas de dispersão:
variância, desvio-padrão, coeficiente de variação, assimetria e curtose. 3.
Análise combinatória e Probabilidade. 4. Varável aleatória discreta: esperança
(média), variância, desvio-padrão, coeficiente de variação e distribuição
binomial. 5. Distribuição normal.
DIREITO
ADMINISTRATIVO: 1. Direito administrativo como direito público. Objeto do
direito administrativo. 2. Conceito de administração pública sob os aspectos
orgânico, formal e material. 3. Fontes do direito administrativo: doutrina e
jurisprudência na formação do direito administrativo. Lei formal. Regulamentos
administrativos, estatutos e regimentos; instruções; princípios gerais;
tratados internacionais; costume. 4. Ausência de competência: agente de fato.
5. Hierarquia. Poder hierárquico e suas manifestações. 6. Centralização e
Descentralização da atividade administrativa do Estado. Administração pública
direta e indireta. Terceiro setor (Leis 8.958/94, 9.790/1999 e 13.019/2014 e
respectivas alterações.) 7. Fatos da administração pública: atos da
administração pública e fatos administrativos. Formação do ato administrativo:
elementos; procedimento administrativo. 8. Ato administrativo: validade,
eficácia e auto-executoriedade. Classificação. Mérito do ato administrativo:
discricionariedade. 9. Teoria das nulidades no direito administrativo. Vícios
do ato administrativo. Ato administrativo nulo, anulável e inexistente. Teoria
dos motivos determinantes. 10. Revogação, anulação e convalidação do ato
administrativo. 11. Licitações, contratos e convênios. Lei nº 8.666, de
21/06/1993. Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2/2008 e alterações posteriores.
Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 4/2014 da SLTI/MPOG e alterações posteriores. Lei
nº 10.520, de 17/07/2002 e demais disposições normativas relativas ao pregão.
Decreto nº 6.170, de 25/07/2007 e alterações. Portaria Interministerial nº 507,
de 24/11/2011. Contratações sustentáveis (Decreto n 7.746/2012). 12. Sistema de
Registro de Preços. 13. Poder de polícia: conceito; polícia judiciária e
polícia administrativa; liberdades públicas e poder de polícia. Ciclo de
Polícia. 14. Serviços públicos: conceito, princípios, formas de prestação,
classificação; concessão, permissão e autorização (Lei nº 8.987, de
13/02/1995). 15. Controle jurisdicional da administração pública no direito
brasileiro. 16. Responsabilidade civil do Estado e dos prestadores de serviços
públicos: evolução, conceito e teorias. Ação e omissão. Responsabilidade civil,
penal e administrativa do servidor. 17. Agentes públicos: classificação;
preceitos constitucionais. 18. Regime jurídico: servidor público estatutário,
empregado público e ocupante de cargo em comissão. Direitos, deveres e
responsabilidades dos servidores públicos civis 19. Contratação Temporária. 20.
Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e alterações. 21. Improbidade administrativa. 22.
Procedimento administrativo. Instância administrativa. Representação e
reclamação administrativas. Pedido de reconsideração e recurso hierárquico
próprio e impróprio. Prescrição administrativa. (Lei 9.784/99). 23. Código de
Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
(Decreto nº 1.171, de 22/06/1994 e Decreto nº 6.029, de 01/02/2007). 24. Acesso
à informação no âmbito da Administração Pública (Lei nº 12.527/2011 e Decreto
nº 7.724/2012).
DIREITO
CONSTITUCIONAL: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1.
Princípios constitucionais. 2. Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1.
Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2. Normas programáticas.
Constitucionalismo e neoconstitucionalismo: características e evolução
histórica. 3. Direito constitucional contemporâneo: conceitos fundamentais e a
construção do novo modelo. 3.1. Novos paradigmas de interpretação e a mutação
constitucional. 4. Direitos e garantias fundamentais. 4.1. Direitos e deveres
individuais e coletivos, direitos sociais. 5. Organização
político-administrativa do Estado. 5.1. Estado federal brasileiro, União. 6.
Administração pública. 6.1. Disposições gerais, servidores públicos. Regras de
organização do Estado na CF/88. 7. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário
na Constituição. 7.1. Atribuições e responsabilidades do presidente da
República. Ordem Social na CF/88.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Tecnologia da Informação)
GESTÃO E
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 1. Planejamento de TI na Administração Pública. 2.
Gerência de projetos. 2.1. Conceitos básicos. 2.2. Processos do PMBOK. 2.3.
Fundamentos do Microsoft Project. 3. Engenharia de software. 3.1. Conceitos
básicos. 3.2. Metodologias de desenvolvimento de software. 3.3. Métricas e
estimativas de software. 3.4. Análise por pontos de função. 3.5. Gestão de
Requisitos. 3.6. Processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software
(SCRUM).
GESTÃO DE INFRAESTRUTURA
DE TI 4. Arquitetura e tecnologias de sistemas de informação. 4.1. Conceitos
básicos. 4.2. Portais corporativos. 4.3. Sistemas colaborativos. 4.4.
Especificação de metadados e web services. 4.5. Conceitos de aplicação em
dispositivos móveis. 5. Segurança da informação. 5.1. Conceitos básicos 5.2.
Mecanismos de segurança. 5.3. Gerência de riscos. 5.4. Diretrizes para o
Desenvolvimento e Obtenção de Software Seguro. 5.5. Fundamentos de
criptografia. 5.6. Certificação Digital. 6. Banco de Dados. 6.1. Conceitos
básicos. 6.2. Controle de proteção, integridade e concorrência. 6.3. Projeto de
bancos de dados. 6.4. Funções e comandos SQL. 6.5. Movimentação de dados. 6.6.
Segurança de Banco de Dados. Auditoria, papéis e controle de acesso. 6.7.
Modelagem de dados relacional, logica, física e multidimensional. 6.8.
Fundamentos de Mineração de Dados. 7. Ambiente Windows (2008 R2, 2012 e 2012
R2) e ambiente Linux: fundamentos. 8. Servidores de Aplicação e Web:
fundamentos. 9. Redes. 9.1. Fundamentos. 9.2. Topologias de redes. 9.3.
Segurança de servidores e sistemas operacionais. Firewall. 9.4. Redes locais,
redes geograficamente distribuídas, topologias ponto a ponto e multiponto. 9.5
Cópias de segurança totais, incrementais e diferenciais. 9.6. Qualidade de
Serviço (QoS), Serviços integrados, Serviços diferenciados, Classe de serviço
(CoS).
GOVERNANÇA
DE TI. 10. Governança e Gestão de TI. 10.1. Fundamentos do ITIL®. 10.2.
Fundamentos de COBIT (versão 5). 10.3. Governança Digital. 10.4. UML 2.x, BPM e
BPMN. 10.5. Padrão de Interoperabilidade do Governo (ePing) e Modelo de
Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG. 10.6. Contratações de TI na
Administração Pública Federal. Fiscalização de contratos de TI. 11. Sistemas de
suporte à decisão e Inteligência de negócio. 11.1. Conceitos básicos. 11.2.
Fundamentos de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. 11.3. Técnica
de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais. 11.4. Noções de
Georreferenciamento. 11.5. Fundamentos de Big Data.