Pular para o conteúdo principal

MPOG 2010 - Analista de Planejamento e Orçamento - APO 2010 (Tecnologia da Informação)

EDITAL: (clique aqui)

CLIQUE NOS TÓPICOS E COMECE A ESTUDAR.
PROVA 1 - OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA:1. Compreensão textual.2. Ortografia.3. Semântica.4. Morfologia.5. Sintaxe.6. Pontuação.

LÍNGUA INGLESA: Interpretação de textos.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Esta prova objetiva medir a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas:
1. Estruturas Lógicas.2. Lógica de argumentação.3. Diagramas Lógicos.4. Probabilidades.5. Combinações, Arranjos e Permutação.
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO:

Constitucional:
1. Poder constituinte.
2. Princípios constitucionais.
3. Interpretação da Constituição.
4. Constituição e Hierarquia das Leis.
5. Normas Constitucionais: conceito, funções, classificações e eficácia.
6. Princípios fundamentais da Constituição Federal.7. Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal.8. Organização do Estado político-administrativo na CF/88.9. Administração Pública na CF/88.10. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Constituição.11. Processo legislativo.12. O Federalismo na Constituição Federal: Sistema Tributário Nacional e Finanças Públicas.13. Princípios gerais da atividade econômica.
Administrativo:
1. Organização Administrativa do Estado Brasileiro.
2. Princípios da Administração Pública.
3. Teoria geral da função pública.
4. O servidor público e a Constituição de 1988.
5. Regime Jurídico dos servidores públicos.
6. Regime jurídico-administrativo e sua relação com os direitos individuais.
7. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Concessão, Permissão e Autorização. Parcerias Público Privadas - PPP.
8. Regime jurídico da Licitação e dos contratos administrativos: obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação da licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Lei nº 8.666/93 e legislação posterior.
9. Teoria geral do ato administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo. O ato administrativo e os direitos dos administrados.
10. Transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse (transferências voluntárias).

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA:
Geral:
1. Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial.
2. Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários; gerenciamento de projetos; gerenciamento de processos.
3. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões.
4. Mudança organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança.
5. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas.
6. Coordenação: necessidade, problemas, métodos.
7. Gestão de pessoas: estilos de liderança; liderança situacional; gestão por competências; gestão de conflitos; trabalho em equipe; motivação; empoderamento.
8. Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação.
9. Gestão da informação e do conhecimento.
10. Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
11. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. Pública:
11.1.Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas Administrativas.
11.2. Análise crítica aos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial.
11.3. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental.
11.4. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governança interna e externa.
11.5. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados; horizontalização; pluralismo institucional; prestação de serviços públicos e novas tecnologias.
11.6. Os controles interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas. Controle e Desempenho. Transparência.
11.7. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171, de 22/06/94.
11.8. Desconcentração e descentralização administrativa.

PROVA 2 – OBJETIVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO GOVERNAMENTAL:
Planejamento:
1. Caracterização da sociedade brasileira: dinâmica e estrutura demográfica, estrutura, classes e mobilidade social, desigualdades econômicas e sociais; pobreza; discriminação e exclusão social; distribuição de renda; violência; condições de vida e de trabalho; população rural e urbana; natalidade, mortalidade, gênero, raça e aspectos geracionais; expectativa de vida e envelhecimento populacional.
2. Noções sobre desenvolvimento econômico no Brasil: transportes, telecomunicações, energia, indústria, agricultura; turismo; meio-ambiente.
3. Noções de políticas sociais no Brasil contemporâneo: educação, cultura, saúde, trabalho e renda, assistência social, saneamento e habitação, segurança pública e direitos humanos.
4. Planejamento Territorial: desigualdades regionais; desenvolvimento urbano brasileiro, organização rural.
5. Dilemas atuais da agenda nacional: reforma previdenciária; reforma tributária; reforma fiscal; reforma política; reforma administrativa.
6. Mensagem Presidencial do Plano Plurianual 2008-2011.
7. O sistema de planejamento e orçamento federal (Lei 10.180/01), estrutura e competências do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Decreto 6.929/09).
8. Teorias de Planejamento Governamental.
9. O ciclo de gestão das políticas públicas: referencial teórico, conceitos básicos, e técnicas de elaboração, monitoramento e avaliação do PPA.
10. Modelo de gestão do PPA 2008-2011 (Lei 11.653/08 e Decreto 6.601/08).
Orçamento Governamental:
10.1. Processo e etapas de intervenção do governo na economia brasileira.
10.2. Planejamento e Orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
10.3. Orçamento público: conceitos e elementos básicos do orçamento público, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa.
10.4. Objetivos da política orçamentária.
10.5. Classificação e conceituação da receita orçamentária brasileira.
10.6. Classificação e conceituação da despesa orçamentária brasileira.
10.7. Manual Técnico do Orçamento 2010.
10.8. Integração planejamento e orçamento – Decreto nº 2.829, de 29/10/98 e Portaria nº 42, de 14/04/99.
10.9. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal.
10.10. Ciclo orçamentário.
10.11. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias); mensuração de desempenho e controle orçamentário.

ECONOMIA:
1. Conceitos básicos de micro e macroeconomia do setor público.
2. Evolução das funções do Governo.
3. Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda.
4. A função do Bem-Estar. Políticas alocativas, distributivas e de estabilização.
5. Falhas de mercado.
6. Bens públicos, semi-públicos e privados.
7. Agregados Macroeconômicos: as identidades macroeconômicas básicas, o sistema de Contas Nacionais, as Contas Nacionais no Brasil. O Balanço de Pagamentos no Brasil. Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário.
8. Conceito de Déficit e Dívida Pública; perfil da dívida pública; financiamento do déficit; economia da dívida pública – tributação e equidade. Incidência tributária.
9. Política fiscal. Comportamento das contas públicas e financiamento do déficit público no Brasil.
10. Política monetária. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. A oferta e demanda agregada.
11. Política cambial.
12. Distribuição de renda no Brasil, desigualdades regionais. Indicadores Sociais. Economia Brasileira:
12.1. A economia brasileira no período colonial: a economia açucareira do Nordeste; auge e declínio da mineração.
12.2. A economia brasileira no século XIX: expansão da lavoura cafeeira; transformações no final do período: abolição do escravismo, início do desenvolvimento industrial.
12.3. A economia brasileira na primeira metade do século XX: as duas guerras mundiais; a depressão dos anos trinta e seus reflexos; o processo de industrialização:fases, características.
12.4. A economia brasileira na segunda metade do século XX: a experiência do Estado investidor da década de 1970; Plano de Metas; Plano Trienal; PAEG; Planos Nacionais de Desenvolvimento e crise da dívida externa.
12.5. A visão econômica dos planos da década de 1980 em contraponto com os antecedentes; endividamento público e processo inflacionário; choques externos e planos de estabilização.
12.6. Plano Real, estabilização monetária e reformas da década de noventa. Crises cambiais e evolução da política econômica no período recente.
12.7. Política Externa Brasileira e Economia mundial: Características atuais, desenvolvimento e integração nacional; processos de integração econômica: União Européia; Unasul; Mercosul; Nafta; Área de Livre Comércio das Américas (ALCA);
funções da Organização Mundial do Comércio.
12.8. Sistema financeiro internacional: crise, acesso a crédito e
regulação.
12.9. Processos de Globalização: dimensões, ideologias, implicações para o desenvolvimento nacional.

PROVA 3 – OBJETIVA DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS – Área II – Tecnologia da Informação

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: GOVERNANÇA DE TI:
1. Planejamento Estratégico: alinhamento entre estratégias de tecnologia da informação e de negócio: conceitos, escolas e técnicas.
2. COBIT - Control Objectives for Information and related Technology v4.1: Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Requisitos da informação. Recursos de tecnologia da informação. Domínios, processos e objetivos de controle.
3. Gerência de Projetos. Fundamentos de Gerência de Projetos - conceitos e contexto.
PMBOK - Project Management Body of Knowledge 3a edição:
Áreas de Conhecimento e Processos de Gerência de Projetos.
Ferramentas e Técnicas.
Project Office - Escritório de Projetos.

4. CMMI - Capability Maturity Model Integration v1.2: Conceitos e formas de representação. Disciplinas e Processos.
5. Gerenciamento de serviços: ITIL - Information Technology Infrastructure Library v3. Conceitos, processos chave e funções . Ciclo de vida de serviços: Estratégia de serviços, Desenho de serviços, Transição de serviços, Operação de serviços e Melhoria contínua de serviços.
Sistemas Estruturantes e Contratação de Serviços de TI:
5.1. Sistemas estruturantes no âmbito do Governo Federal (SIDOR, SIGPLAN, SIAFI).
5.2. Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. Lei nº 8.666/93. Contratações de serviços de tecnologia da informação: Decreto nº 1.048, de 21 de janeiro de 1994 (dispõe sobre o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática da Administração Pública Federal); Decreto nº 2.271, de 07 de julho de 1997 (dispõe sobre a contratação de serviços pela Administração Pública Federal); Instrução Normativa nº 04 MPOG/SLTI, de 19 de Maio de 2008 (Dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). Decreto nº 3.555/200, de 08 de agosto de 2000 (aprova o Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviço comuns).

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Engenharia de Software:
1. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades.
2. Análise e modelagem de processos de negócio. BPM - Business Process Modeling.
3. Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Técnicas de elicitação de requisitos. Gerenciamento de requisitos. Especificação de requisitos. Técnicas de validação de requisitos.
4. Modelos de processos de desenvolvimento de sistemas: Sequencial Linear, Incremental, Espiral, Baseado em Componentes, Prototipação, RAD. 2.
5. Metodologias de desenvolvimento ágil: XP e Scrum.
6. UML - Unified Modelling Language 2.0.
7. Análise e projeto estruturados.
8. Análise e projeto orientados a objetos.
9. Métricas de software. APF - Análise por Pontos de Função.
10. Padrões de projeto.
Desenvolvimento de Sistemas:
10.1. Fundamentos: lógica de programação, estrutura de dados e arquivos.
10.2. Paradigmas de programação: programação estruturada, programação orientada a objetos.
10.3. Linguagem de programação Java: conceitos básicos e aplicações.
10.4. Arquitetura, padrões e tecnologias da plataforma Java Enterprise
Edition
10.5: Web Services, JavaServer Faces 1.2, JavaServer Pages 2.1, JavaServer Pages Standard Tag Library, Java Servlet 2.5, Common Annotations for the Java Platform, Enterprise JavaBeans 3.0, Java Message Service API, Java Persistence API, Java Transaction API. 5. Desenvolvimento Web: Conceitos básicos; HTML; XHTML; Protocolo HTTP; Javascript; Ajax; JSON; CSS.
10.6. Interoperabilidade de sistemas: conceitos básicos e aplicações. SOA, ESB,
Web Services. Padrões XML, XSLT, XSD, UDDI, WSDL e SOAP.
10.7. Arquitetura e-PING.
10.8. Portais corporativos: conceitos básicos e aplicações, portlets, RSS.
10.9. Engenharia de Usabilidade: conceitos básicos, recomendações, guias
de estilo e metodologias de avaliação.
10.10. Acessibilidade na web: conceitos básicos, recomendações W3C, e-Mag.
Software Livre:
10.10.1. Conceitos de Software Livre e Código Aberto. Licenças de Software. Desenvolvimento e Gerência de Projetos com Software Livre. Modelos de Negócio de Software Livre.
10.10.2. Software Público Brasileiro.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO:
Banco de Dados e Gestão da Informação:
1. Banco de Dados. Fundamentos: finalidades, níveis de abstração, projeto de bancos de dados (normalização, modelagem lógica e física de dados), modelagem funcional e diagrama ER – Entidade Relacionamento.
2. Administração de banco de dados. Conceitos de administração de dados. Sistemas gerenciadores de bancos de dados Microsoft SQL Server 2005, Oracle 11g e PostgreSQL 8: principais características, instalação e configuração, gerenciamento e segurança.
3. Linguagens de definição e de manipulação de dados. Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas SQL.
4. Soluções de suporte à decisão: Data Warehouse, OLAP (Online Analytical Processing), Data Mining, BI (Business Intelligence), ETL - Extract Transform Load, Modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais. Armazenamento, classificação e seleção de informações: planejamento de necessidades. SIG (Sistema de Informações Gerenciais).
5. Gestão do conhecimento. Gestão da Informação. Conceituação e papel da Informação nas organizações. Implantação da gestão informacional: custos e benefícios. EIS (Enterprise Information System). ECM (Enterprise Content Management). Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Informação e poder. Informação, cidadania e controle burocrático: em busca da transparência e accountability. Informação e confiabilidade: a validade dos dados. Informação e ética.
Segurança da Informação:
5.1. Fundamentos: conceitos,finalidade.
5.2. Ameaças.
5.3. Definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria.
5.4. Assinatura e certificação digital.

PROVA DISCURSIVA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO GOVERNAMENTAL:
Planejamento:
1. Caracterização da sociedade brasileira: dinâmica e estrutura demográfica, estrutura, classes e mobilidade social, desigualdades econômicas e sociais; pobreza; discriminação e exclusão social; distribuição de renda; violência; condições de vida e de trabalho; população rural e urbana; natalidade, mortalidade, gênero, raça e aspectos geracionais; expectativa de vida e envelhecimento populacional.
2. Noções sobre desenvolvimento econômico no Brasil: transportes, telecomunicações, energia, indústria, agricultura; turismo; meio-ambiente.
3. Noções de políticas sociais no Brasil contemporâneo: educação, cultura, saúde, trabalho e renda, assistência social, saneamento e habitação, segurança pública e direitos humanos.
4. Planejamento Territorial: desigualdades regionais; desenvolvimento urbano brasileiro, organização rural.
5. Dilemas atuais da agenda nacional: reforma previdenciária; reforma tributária; reforma fiscal; reforma política; reforma administrativa.
6. Mensagem Presidencial do Plano Plurianual 2008-2011.
7. O sistema de planejamento e orçamento federal (Lei 10.180/01), estrutura e competências do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Decreto 6.929/09).
8. Teorias de Planejamento Governamental.
9. O ciclo de gestão das políticas públicas: referencial teórico, conceitos básicos, e técnicas de elaboração, monitoramento e avaliação do PPA.
10. Modelo de gestão do PPA 2008-2011 (Lei 11.653/08 e Decreto 6.601/08).
Orçamento Governamental:
10.1. Processo e etapas de intervenção do governo na economia brasileira
10.2. Planejamento e Orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
10.3. Orçamento público: conceitos e elementos básicos do orçamento público, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa.
10.4. Objetivos da política orçamentária.
10.5. Classificação e conceituação da receita orçamentária brasileira.
10.6. Classificação e conceituação da despesa orçamentária brasileira.
10.7. Manual Técnico do Orçamento 2010.
10.8. Integração planejamento e orçamento – Decreto nº 2.829, de 29/10/98 e Portaria nº 42, de 14/04/99.
10.9. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal.
10.10. Ciclo orçamentário. 11. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias); mensuração de desempenho e controle orçamentário.

ECONOMIA: Economia Brasileira:
1. A economia brasileira no período colonial: a economia açucareira do Nordeste; auge e declínio da mineração.
2. A economia brasileira no século XIX: expansão da lavoura cafeeira; transformações no final do período: abolição do escravismo, início do desenvolvimento industrial.
3. A economia brasileira na primeira metade do século XX: as duas guerras mundiais; a depressão dos anos trinta e seus reflexos; o processo de industrialização: fases, características.
4. A economia brasileira na segunda metade do século XX: a experiência do Estado investidor da década de 1970; Plano de Metas; Plano Trienal; PAEG; Planos Nacionais de Desenvolvimento e crise da dívida externa.
5. A visão econômica dos planos da década de 1980 em contraponto com os antecedentes; endividamento público e processo inflacionário; choques externos e planos de estabilização
6. Plano Real, estabilização monetária e reformas da década de noventa. Crises cambiais e evolução da política econômica no período recente.
7. Política Externa Brasileira e Economia mundial: Características atuais, desenvolvimento e integração nacional; processos de integração econômica: União Européia; Unasul; Mercosul; Nafta; Área de Livre Comércio das Américas (ALCA); funções da Organização Mundial do Comércio.
8. Sistema financeiro internacional: crise, acesso a crédito e regulação.
9. Processos de Globalização: dimensões, ideologias, implicações para o desenvolvimento nacional.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS AO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO:

INFRAESTRUTURA:
1. Fatores críticos para o crescimento sustentado do país a taxas mais elevadas.
2. Estrutura produtiva avançada, desenvolvimento e integração regional.
3. Os mecanismos de reprodução das heterogeneidades e das desigualdades da estrutura produtiva.
4. Estrutura produtiva e inserção internacional soberana.
5. A relação entre demanda mundial por bens e serviços e a produção de grãos e gado no Brasil, políticas agrária e agrícola no Brasil: agricultura, agroindustrialização, as transformações do emprego no espaço rural, as atividades rurais não-agrícolas. A agricultura familiar.
6. As vocações, potencialidades e vetores de ruptura nos biomas brasileiros.
7. A infraestrutura necessária para dar suporte ao desenvolvimento do país: possibilidades e limites das políticas de energia, transportes e comunicações no Brasil; os principais mecanismos de financiamento dos investimentos nestes setores.
8. Investimentos em infraestrutura e a sua contribuição para redução das desigualdades regionais. Relação entre infraestrutura e competitividade. A infraestrutura e o fortalecimento do sistema urbano. Integração de modais de transporte.
9. Matriz energética e meio ambiente: a relação entre sustentabilidade ambiental e desenvolvimento; fatores que geram degradação ambiental no país.
10. Rede urbana no Brasil: processo recente de urbanização, hierarquias urbanas, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e micro-regiões. Formação, crescimento e
tamanho das cidades.
11. Reformas estruturais no Brasil: reforma previdenciária; reforma tributária; reforma fiscal; reforma política; reforma administrativa.

SOCIAL:
12. Determinantes da configuração e dinâmica das políticas sociais: a Assembléia Nacional Constituinte e o Estado de Bem-Estar brasileiro; focalização e universalização; desigualdade e pobreza.
13. A estrutura do gasto social brasileiro: suficiência de recursos; gastos e necessidades nas políticas de educação, saúde, trabalho e renda, assistência social, saneamento e habitação no Brasil contemporâneo.
14. Potencialidades e limites do Estado de Bem-Estar Social na contemporaneidade: o papel do Estado na geração de oportunidades e solução de problemas sociais.
15. A contribuição das políticas sociais para a geração de oportunidades. A cobertura do sistema de proteção social e o impacto sobre o desenvolvimento nacional. Equilíbrio entre equidade social e competitividade econômica. As distintas concepções de justiça e suas influências nas políticas sociais e na democratização das oportunidades.
16. Reforma do Estado e a sua influência nas políticas sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

AGU - ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGENTE ADMINISTRATIVO

Estude para este Concurso Público: 60 vagas para o cargo de Agente Administrativo (nível médio), lotação em Brasília-DF. Organizadora: CESPE/UnB Edital de Abertura: (clique aqui) APOSTILA VIRTUAL - CONHECIMENTOS: LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e erbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República . ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA Livro: clique aqui 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171 , de 22 de junho de 1999 e Decreto nº 6.029 , de 1º de fevereiro de 2007; 5.2 Le

AFRFB - Auditor da Receita Federal - Previsão 2015: 1.800 vagas

Conteúdo do Edital 2014: AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2014 PROVA 1 - CONHECIMENTOS GERAIS CLIQUE NOS LINKS PARA ESTUDAR O ASSUNTO LÍNGUA PORTUGUESA : 1. Compreensão Textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação. ESPANHOL ou INGLÊS : Interpretação de Textos. RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO : 1. Estruturas Lógicas. 2. Lógica de Argumentação. 3. Diagramas Lógicos. 4. Trigonometria. 5. Matrizes, Determinantes e Solução de Sistemas Lineares. 6. Álgebra. 7. Combinações, Arranjos e Permutação. 8. Probabilidade, Variáveis Aleatórias, Principais Distribuições de Probabilidade, Estatística Descritiva, Amostragem, Teste de Hipóteses e Análise de Regressão. 9. Geometria Básica. 10. Juros Simples e Compostos, Taxas de Juros, Desconto, Equivalência de Capitais, Anuidades e Sistemas de Amortização. 11. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio matemático (que envolvam, entre outros, conjuntos numéricos racionai

STF - Supremo Tribunal Federal 2013

A nossa próxima apostila de links é sobre o concurso do Supremo Tribunal Federal (STF) - 2013. Os salários iniciais previstos são R$ R$ 7.506,55 para Analista Judiciário (nível superior) e R$ 4.575,16 para Técnico Judiciário (nível médio). APOSTILA DE LINKS - STF 2013 Clique nos tópicos indicados abaixo: CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE ANALISTA JUDICIÁRIO Edital de abertura: clique aqui - LÍNGUA PORTUGUESA:    Gramática clique aqui    Manual de Redação da Presidência da República clique aqui - LÍNGUA INGLESA: clique aqui    Compreensão: clique aqui - RACIOCÍNIO LÓGICO: clique aqui - NOÇÕES DE INFORMÁTICA: clique aqui - NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: clique aqui    Constituição do Brasil: clique aqui - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: clique aqui     Lei nº 8.112/1990 e suas alterações     Lei nº 11.416/2006 e alterações    Regime de Previdência Complementar do Servidor Público Federal ( Lei nº 12.618/2012 )    Licitação ( Lei n° 8.666/1993